Páginas

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Partidos aliados apontam substitutos para prefeito de João Pessoa


Luciano Agra anunciou que estava desistindo de concorrer no sábado (14).
Pelo menos seis nomes já foram apresentados como substitutos.
Jhonathan Oliveira
Do G1 PB

2 comentáriosA decisão do prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB), de desistir de concorrer à reeleição nas eleições deste ano, anunciada no sábado (14), está movimentado a base aliada da administração municipal. Partidos se apressaram e já começaram a discutir quem deve ser o pré-candidato que vai substitui o prefeito para o pleito que será realizado em outubro. Quatro dias depois da renúncia, pelo menos seis nomes já foram apresentados como possíveis candidatos.


Após desistência de Luciano Agra, partidos que
apoiam a administração municipal começaram a
discutir a substituição (Foto: Jhonathan Oliveira/G1)De acordo com o presidente do PSB de João Pessoa, Ronaldo Barbosa, o substituto de Luciano Agra vai sair do partido. Ele já colocou quatro integrantes da legenda como cotados para assumir a candidatura pela sigla. Para Ronaldo, a secretária de Planejamento de João Pessoa, Estelizabel Bezerra; o vereador Ubiratan Pereira; o secretário estadual de Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia, João Azevedo; e a diretora da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), Emília Correia Lima têm condições de entrar na disputa.

Ronaldo Barbosa disse que o nome que deve substitutir o prefeito na disputa pode ser anunciado em uma reunião do diretório do PSB no próximo dia 23 de janeiro. No entanto, partidos aliados já sinalizam que não vão aceitar uma imposição do PSB e já apresentam pretensos substitutos para a vaga que era do prefeito Luciano Agra.

Através de nota, a direção estadual do PPS disse que não vai aceitar uma definição que “tenha como base uma imposição unilateral sugerida pelo PSB”. No documento, assinado pelo vereador de João Pessoa Bruno Farias, que é presidente do partido e líder de Agra na Câmara, é posto o nome do secretário de Comunicação do governo estadual, Nonato Bandeira, como opção. O PPS defende que o grupo que apoia o prefeito Luciano Agra permaneça unido, mas pede que haja um “processo democrático de escolha do candidato”.

saiba mais

Prefeito diz que desiste de reeleição em João Pessoa por decisão pessoalQuatro nomes podem substituir prefeito de João Pessoa, diz PSB Prefeito de João Pessoa renuncia pré-candidatura para eleições 2012Assim como o PPS, o PDT não perdeu tempo e anunciou o vereador Geraldo Amorim como pré-candidato. O partido convocou uma reunião de emergência na noite de segunda-feira (16) e decidiu apostar no vereador. “Diante do vácuo que foi deixado com a saída do prefeito, nos reunimos e por unanimidade essa decisão foi tomada”, declarou Amorim. Ele acredita que é possível unir os partidos que apoiam Agra em torno de sua candidatura.

A presidente do PSD em João Pessoa, vereadora Raíssa Lacerda, afirmou que confia que Luciano Agra mude de ideia e reassuma o posto de pré-candidato, mas disse que, caso isso não ocorra, o novo candidato tem que ser discutido. “O nome tem que ser de consenso, não vamos aceitar ninguém empurrado 'goela' abaixo. Agora eu acredito que pela pressão popular o prefeito reveja sua posição”, completou.

O DEM está defendendo um posicionamento parecido com o do PSD, apostando na mudança de ideia de Luciano Agra. O presidente do partido na capital paraibana, vereador Bosquinho, disse que vai aguardar uma comunicação oficial do PSB informando da desistência do prefeito e caso ela se confirme “o jogo está zerado” e qualquer um dos partidos do arco de alianças pode indicar o novo candidato.“Se for o caso o DEM também terá nomes para apresentar”, acrescentou.

A tese do 'jogo zerado' também está sendo pregada pelo presidente do PP municipal, e da Câmara da capital, Durval Ferreira. Ele não fala em possibilidade de indicação de alguém do seu partido, mas afirmou que vai conversar e com a direção do PP para saber como a sigla vai se posicionar.

A situação mais complicada entre os partidos da base de Luciano Agra é a do PT. Um bloco estava defendendo o apoio à reeleição do prefeito e um outro a candidatura do deputado estadual Luciano Cartaxo e com a saída do prefeito da briga a estratégia pode ser alterada. Em contato com o G1 o presidente do partido, Antônio Barbosa, que é a favor do prefeito, disse que se reuniria com Agra na tarde desta terça-feira (17) para discutir a questão das eleições.

Em entrevista na segunda-feira (16), o prefeito Luciano Agra explicou os motivos que o fizeram desistir da eleição. Ele disse que a decisão foi totalmente pessoal e enfatizou que precisava de mais tempo para se dedicar à administração municipal e que estava cansado dos ataques de seus opositores. Agra também diz não ter sofrido qualquer tipo de pressão de aliados para retirar sua pré-candidatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário