Páginas

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Patos inicia 2ª etapa de campanha contra febre aftosa

Patos inicia 2ª etapa de campanha contra febre aftosa
A segunda etapa da campanha de vacinação da febre aftosa, aberta nesta segunda-feira (31) em todo o estado da Paraíba, teve início na cidade de Patos e região, nesta terça-feira (01). A abertura aconteceu na Fazenda Escura, de propriedade do Dr. Edson Gomes, onde foram vacinados cerca de 250 bovinos.
Participaram da ocasião, produtores, executivos da Defesa Agropecuária, médicos veterinários da Gerência Regional de Patos e ULSAV.
De acordo com o gerente executivo da Defesa Agropecuária, Rubens Tadeu, “a primeira etapa da campanha, realizada em maio, atingiu o recorde de vendas de vacinas e, desta vez, a meta é vacinar 100% do rebanho, para evitar a ameaça de disseminação da doença no Estado. O objetivo é fazer com que o rebanho paraibano atenda às condições exigidas pelo Sistema de Defesa Agropecuária e o Estado possa pleitear ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a mudança de status para zona livre de aftosa já no próximo ano”, disse.
Para o secretário municipal de Agricultura, Sebastião dos Santos Lima, “nós que fazemos a Secretaria Municipal de Agricultura juntamente com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (SEDAP), estamos como parceiro nessa segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa, dando apoio na campanha e na divulgação da mesma. Não podemos ser prejudicados com um surto de aftosa que pode acontecer caso os produtos deixem da vacinar seus rebanhos. É necessário que todos procurem adquirir a vacina nas farmácias veterinárias”, explicou o secretário.
De acordo com o médico veterinário da Unidade de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV), Aluísio Silva, “a Secretaria de Agricultura do Estado e Ministério da Agricultura pretendem chegar a 100% dos rebanhos vacinados no estado da Paraíba. Os proprietários que não vacinarem seus animais estarão sujeitos a multa de R$ 161,55 por cabeça. E, por não declarar, a multa sobe para R$ 323,10, por animal. Após o período de vacinação e de comprovação das vacinProdutoresas, fiscais da secretaria visitarão propriedades que não cumprirem o prazo, vacinando compulsoriamente os animais e aplicando as multas”, informou.
Segundo o proprietário rural, Dr. José Tota, a campanha tem uma importância ímpar para todos os proprietários, e só poderá ter o alcance que merece se houver um trabalho ainda maior de divulgação e conscientização junto aos proprietários. “É preciso que o governo desperte para a importância de se intensificar o trabalho de conscientização e divulgação da campanha, sobretudo em áreas mais carentes, e que veja também a possibilidade de disponibilizar a vacina de forma gratuita, o que já vem acontecendo em alguns municípios da nossa região”, ressaltou.

As Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal, os Conselhos Municipais de Sanidade Agropecuária, a Emater e entidades da iniciativa privada estão sendo convocados pela Sedap para ajudar na conscientização dos produtores rurais sobre a necessidade de vacinar todos os animais da propriedade, mesmo naquelas que tenham poucas cabeças.

Os produtores devem ficar atentos para a obrigatoriedade da vacinação e de sua comprovação, além da atualizaExecutivos da Defesa Agropecuária, médicos veterinários da Gerência Regional de Patos e ULSAV. ção do cadastro nos escritórios da Defesa Agropecuária. A ausência de comprovação e de atualização do rebanho impede a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento necessário para o transporte de animais.
Atualmente a Paraíba é considerada área de risco médio de febre aftosa, de acordo com a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA). O Governo do Estado estima vacinar 1,2 milhão de cabeças de bovinos e 1,6 mil cabeças de bubalinos na segunda etapa da campanha de vacinação da febre aftosa. A campanha seguirá até o dia 30 de novembro.fontepatosonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário