Páginas

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Senador Vital do Rêgo garante a implantação de 82 academias da saúde na Paraíba

Em reunião com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) solicitou que a Paraíba fosse contemplada com a instalação de academias no âmbito do Programa Academia da Saúde. Nesta sexta-feira (4), Padilha anunciou os municípios paraibanos que receberão as unidades propostas pelo programa, que estimula a criação de espaços adequados para a prática de atividades físicas e lazer. Ao todo, serão 82 academias, organizadas em 79 municípios.
A iniciativa objetiva incentivar as práticas corporais para a maioria da população. Dados colhidos pelo Vigitel – órgão do Ministério da Saúde que monitora a freqüência e a distribuição de fatores de risco comuns à saúde da população brasileira – apontam que apenas 15% dos adultos praticam atividades físicas no tempo livre, enquanto a Organização Mundial da Saúde recomenda a prática de 30 minutos de atividade física por dia, durante cinco ou mais dias por semana. Outro dado preocupante do Vigitel aponta que 48% da população brasileira está acima do peso.

Alexandre Padilha e Vital do Rêgo
Preocupado com o índice, o Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), médico graduado pela UFPB, louvou a notícia. “A instalação das unidades resultará na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. A prática regular de exercícios culmina na redução de outros graves índices, como o tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e alimentação inadequada. Em áreas onde esses índices são baixos, é possível comprovar a menor incidência de mortes prematuras causadas por doenças crônicas não transmissíveis”, avaliou Vital.
Os pólos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para a prática de atividade física.
Os municípios contemplados são: Água Branca, Alagoa Grande, Alagoinha, Alhandra, Araçagi, Araruna. Aroeiras, Bananeiras, Baraúna,  Barra de Santa Rosa, Bernardino Batista, Boa Vista, Boqueirão, Caapora, Cabaceiras, Cabedelo, Cacimbas, Cajazeiras, Cajazeirinhas, Caldas Brandão, Carrapateira, Casserengue, Catolé do Rocha, Coremas, Cuité, Damião, Diamante, Doa Inês, Duas Estradas, Esperança, Fagundes, Gado Bravo, Guarabira, Ibiara, Imaculada, Ingá, Juru, Livramento, Mãe D’água, Manaíra, Mataraca, Matinhas, Maturéia, Mogeiro, Natuba, Nazarezinho, Olho D’água, Patos, Paulista, Pedro Regis, Piancó, Picuí, Pilar, Poço Dantas, Pombal, Queimadas, Remígio, Riachão, Salgado de São Félix, Santa Cruz, Santa Luzia, Santana de Mangueira, Santo André, São João do Tigre, São José da Lagoa Tapada, São José dos Ramos, Sapé, Seridó, Serraria, Sobrado, Sossego, Sousa, Sumé, Tacima, Uiraúna, e Umbuzeiro; Campina Grande será contemplada com duas unidades; João Pessoa será contemplada com três unidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário