Páginas

terça-feira, 8 de novembro de 2011

PREFEITURA CAPACITA MOTORISTA EM CUMPRIMENTO AO QUE DETERMINAÇÃO RESOLUÇÃO 168/4 DO CONTRAN

Em cumprimento as mudanças na resolução 168 de 14 de Dezembro de 2004, a prefeitura Municipal de Mãe d’Água determinou que todos os motoristas, concursados e prestadores de serviços, se submetessem ao Curso de Condutores de Veículo de Transporte Coletivo de Passageiros, de Escolar e de Emergência. 15 motoristas foram capacitados nos dias 03 e 03.11, sendo 06 lotados na Secretaria de Saúde, 03 na educação e 06 prestadores de serviços que foram contratados para fazer o transporte escolar na Zona Rural.

O curso, ministrado pela Auto Escola Cruz da Menina, teve a duração de tem duração de 50 horas/aula e os alunos receberam orientações sobre direção defensiva, legislação de trânsito, primeiros socorros, respeito ao meio ambiente, convívio social e relacionamento interpessoal. Nos cursos de Transporte de Emergência e de Transporte Escolar os motoristas também assistem aulas sobre legislação específica do transporte de emergência e do transporte de escolares. Na disciplina Relacionamento Interpessoal eles são orientados sobre os cuidados no trato com crianças e pacientes.

Olivam de Freitas Ferreira Filho (Olivanzinho), um dos instrutores, explicou que a resolução 168 de 14 de dezembro de 2004 determina que quem deseja conduzir veículos de transporte coletivo de passageiros, de escolares, de emergência ou de produto perigoso, cuja qualificação deve constar no documento de habilitação, ou aquele que deseja freqüentar curso de direção defensiva, deve procurar esta capacitação.
“O curso tem duração de 50 horas/aula, divididas em 4 módulos: Legislação de Trânsito – 10 h/a; Direção Defensiva – 15 h/a; Noções de Primeiros Socorros, Respeito ao Meio Ambiente e de Convívio Social no Trânsito – 10 h/a e Relacionamento Interpessoal – 15 h/a.” explicou Olivanzinho.  

Segundo ele, essa carga horária é suficiente para que o motorista aprimore seus conhecimentos de legislação de trânsito e habilidades necessários à função, e desta forma evitar acidentes, ou se isso acontecer, saber como proceder. “Para se ter uma idéia da importância desse curso, atualmente as seguradoras só cobrem prejuízos decorrentes de acidentes envolvendo veículos de passageiros e de emergência, se o motorista tiver atualizado sua CNH”. Completou.

O prefeito do município, Péricles Viana Jr. – Junior Tota – acompanhou os motoristas durante os dois dias de Curso. “Eu fiz questão de acompanhá-los nessa capacitação e conferir de perto o aproveitamento das matérias. Acredito que o rendimento do conteúdo das disciplinas aplicadas vai garantir maior segurança para os nossos alunos que utilizam o transporte escolar.” Os custos, somente com o curso, foram de R$ 2.502,00, o que par Junior Tota “representa um investimento muito pequeno diante dos benefícios. Nós também estamos cumprindo uma determinação das Leis das Licitações, já que no próximo ano teremos que renovar alguns contratos com os veículos que fazem o transporte escolar na Zona Rural, e isso só poderá ser feito se o motorista do veículo tiver se adequado a nova legislação de Transito.” Concluiu.

Sobre o curso

O curso de transporte de escolares é bastante procurado por ser uma profissão, muitas vezes, autônoma. Para sua formação o condutor de transporte de escolares deve ser maior de 21 anos; estar habilitado no mínimo na categoria “D”; não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 (doze) meses e não estar cumprindo pena de suspensão ou cassação do direito de dirigir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário