Páginas

terça-feira, 22 de novembro de 2011

PROJETO SAÚDE NA ESCOLA “Crescendo com SAÚDE – Multiplicando EDUCAÇÃO”


PROJETO SAÚDE NA ESCOLA
“Crescendo com SAÚDE – Multiplicando EDUCAÇÃO”

Este projeto vem sendo desenvolvido pela secretaria de saúde em parceria com as secretarias de assistência social e educação do município, com o intuito de proporcionar melhorias sócio educacionais e de saúde nas escolas, visando a garantia de um melhor desempenho por parte dos usuários comtemplados com as ações do mesmo, haja vista que, com a saúde fortalecida o rendimento escolar também se fortalece, pois o usuário se encontra mais disposto para desenvolver as atividades educacionais.
As atividades tiveram inicio no dia 16 do mês em curso em duas das comunidades limítrofes do município: três serrotes e jatobá, que fazem divisa com o município vizinho de Imaculada. Nas escolas João Pereira de Melo e José Luiz de Oliveira, respectivamente, onde foram atendidos 83 alunos, 43 pais e 03 professores, os quais foram contemplados com ações de saúde bucal, com avaliação da cavidade oral, aplicação de flúor, escovação supervisionada e agendamento de consultas odontológicas para os casos necessários. Foram realizadas ainda exame físico céfalo caudal, avaliação psicológica, identificação de patologias, solicitação de exames de rotina e quando necessário encaminhamento para atendimentos especializados.
No período em que os alunos passavam pela avaliação da equipe os pais e professores recebiam informações sobre: Cuidados com as crianças, verminoses, doença de chagas, ao mesmo tempo que era feito um levantamento sobre quais famílias utilizavam filtro de cerâmica para acondicionamento de água potável, com posterior sorteio de brindes higiênico sanitários e filtros de cerâmica.
Essas atividades foram desenvolvidas pela equipe do Programa Saúde da Família (PSF) I – Juliana Paulo (odontóloga), Anatiane Cabral (ACD) e Kaline Priscila (Enfermeira); Mª da Glória (Enfermeira e Secretária de Saúde); Luíza Satyro (Enfermeira e Coord. do Programa Saúde na Escola – PSE), Silvia Canuto (Assistente Social representando a Secretária de Assist. Social Margarida Fragoso) e Mª Aparecida Cabral (Supervisora Escolar).
No percurso do projeto estão previstas ainda visitas para os dias 22 de novembro na comunidade Cariri na E.M.E.F. José Inácio onde estão previstos atendimento para 13 alunos juntamente com pais e professores; 30 de novembro nas comunidades Porteiras e Vera cruz na E.M.E.F. Severino Maia da Costa e E.M.E.F. Vera Cruz, respectivamente, com previsão para atender 41 alunos também acompanhado de pais e professores nessas últimas comunidades haverá uma mudança no que diz respeito as ações educativas para os pais e professores que irá contemplar o tema melhorias sanitárias domiciliares e doença de chagas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário