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quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Escolas municipais de Patos vão implantar grupo de profissional Cuidador em Salas Multifuncionais


A secretária-adjunta de educação de Patos, Rita de Cássia, esteve reunida recentemente, na Sala Paula Freire da Secretaria da Educação, com professores das Salas Multifuncionais das escolas da rede municipal de ensino, para tratar da implantação do novo grupo de profissionais, baseado na Lei nº 6.966/2006, que criou a profissão de Cuidador.

De acordo com o Art. 2º que criou a lei, a profissão de Cuidador caracteriza-se pelo serviço domiciliar, extra-institucional de saúde, prestado a pessoas cuja saúde debilitada, idade avançada ou limitação temporária ou crônica as impeçam de realizar, sem ajuda, tarefas básicas da vida cotidiana como locomoção, alimentação ou higiene, visando à melhoria do seu quadro geral físico e a sua inserção no convívio familiar e social.

“É mais um avanço no município de Patos, além das Salas Multifuncionais, com esse outro profissional que vai ser um extensivo na escola para cuidar daqueles alunos que apresentam necessidades especiais, motoras, físicas e outros tipos de deficiência. Nós temos, hoje, seis salas multifuncionais no município funcionando ativamente e dez mães cuidadoras, que é uma grande conquista pra esses alunos que apresentam necessidades especiais”, comentou Rita de Cássia.

As Salas Multifuncionais é um espaço para Atendimento Educacional Especializado (AEE) sendo uma ação do sistema de ensino no sentido de oferecer o suporte às necessidades educacionais dos alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento e desenvolvendo competências e habilidades próprias.

O papel do AEE é de oferecer o que não é próprio do currículo escolar, propondo objetivos, metas e procedimentos educacionais específicos e suas ações são definidas conforme o tipo de deficiência, numa perspectiva de complementar e/ou suplementar suas necessidades educacionais.

Os professores destas salas atuam de forma colaborativa com o professor da classe comum para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso ao aluno com deficiência ao currículo e a sua interação no grupo, entre outras ações para promover a inclusão deste aluno.

 

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