Páginas

segunda-feira, 5 de março de 2012

PC do B realiza encontro das mulheres em Patos


Foi realizado a partir das 16h deste sábado, 03, no Ciclo Operário, em Patos, o Encontro das Mulheres do PC do B.

Na oportunidade, 29 mulheres do partido participaram do evento que teve a presença da Secretária Estadual da Mulher do PC do B, Lúcia Rocha, além da Presidente da União Brasileira das Mulheres (UBM) em Patos, Maria Darc Lucena, e da Secretária do Comitê da Mulher no município, Elisabete Barreto Oliveira.

Durante o encontro foram discutidos pontos como a Conferencia Nacional da Mulher, que será realizada em Maio; a elaboração do planejamento para a campanha, além dos avanços que a mulher já conquistou até os dias atuais.

Lúcia Rocha destacou que no estatuto do PC do B, o Comitê Central deve convocar, periodicamente, uma Conferência Nacional do partido sobre a questão da mulher. “Essa será a 2ª Conferência Nacional que vai ser realizada nos dias 18, 19 e 20 de Maio. Todas essas reuniões, plenárias e encontros nos municípios é no sentido de preparar as companheiras para esse momento importante que o partido está vivendo”, destacou.

Lúcia ainda explicou que o PC do B entende que nada se faz sem a participação da mulher, que hoje representa mais da metade da população e mais da metade do eleitorado.

Para Maria Darc, presidente da UBM, o encontro deste sábado significa que este ano, as mulheres terão que enxergar e lutar pelo seu poder político no país. “Neste sentido, nós temos uma entidade como a UBM, que juntamente com a Secretaria Estadual da Mulher, convocamos as mulheres para se fortalecer na luta em defesa de si própria”, lembrou Darc.

Durante sua participação, Darc comentou sobre o inicio da luta das mulher, quando em 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Elas se uniram para reivindicar melhorias de trabalho, como a redução da carga horária de 16 para 10 horas.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Durante as discussões, além do que estava pautado, as pecedebistas debateram sobre a possibilidade da abertura da Delegacia da Mulher em Patos, durante os finais de semana.

A Secretária do Comitê da Mulher no município, Elisabete Barreto Oliveira, destacou que é necessário que a delegacia da mulher seja aberta no fim de semana, tendo em vista o maior índice de violência contra a mulher neste período. “Vamos implantar uma proposta de emenda que possa vir beneficiar à mulher com a abertura da delegacia da mulher no final de semana, bem como uma casa de apoio para este público”, explicou.

Para o dia 8 de março, dia Internacional da Mulher, será realizada em Patos, uma caminhada que sairá da Praça Edvaldo Motta, às 8h, com destino a Associação Comercial. No local, haverá uma mesa redonda com mulheres do PC do B, como também com visitantes que se destacam na cidade.
 
 
Central de Jornalismo da Rádio Sertão AM - Acilene Candeia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário