Páginas

quinta-feira, 22 de março de 2012

Empresa vai dobrar produção de fábrica cimenteira na Paraíba


O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, anunciou que a Lafarge Brasil vai dobrar a capacidade de produção de cimento em sua unidade no Estado, localizada no município de Caaporã. A confirmação foi dada pelo presidente da atividade cimento da empresa, Thierry Métro, em reunião no Palácio da Redenção.
De acordo com o empresário, o apoio do Governo do Estado tem sido determinante para que a empresa prossiga com os planos de expansão, fornecendo 1,5 milhão de toneladas de cimento adicionais aos consumidores, anualmente. “Isso nos permitirá acompanhar o crescimento do mercado do Nordeste e garantir o atendimento da demanda”, disse Métro.
Ricardo Coutinho destacou o interesse da gestão em atrair empresas como a Lafarge, com o intuito de gerar emprego e renda para a população. Segundo ele, a Paraíba se prepara para ser um dos maiores polos cimenteiros do país – mas também está aberta a empresas de outros ramos.
Para tanto, a Companhia de Industrialização do Estado da Paraíba (Cinep) concede inventivos fiscais e, quando necessário, locacionais, para a expansão e implantação de novas empresas. “Temos localização privilegiada, boa infraestrutura e logística, o que tem sido determinante para a abertura de um novo ciclo de desenvolvimento no Estado”, completou.
Empregos em Caaporã – Adquirida em 2010, a fábrica de cimento da Lafarge em Caaporã está localizada a 68 quilômetros de João Pessoa e dispõe de reservas de calcário suficientes para dobrar a produção, que hoje é de 1,5 milhão de toneladas. Em funcionamento há mais de 24 anos, a unidade de Caaporã é a maior fábrica de cimento da Paraíba, responsável pela geração de cerca de dois mil empregos, entre diretos e indiretos.
De acordo com Thierry Métro, nos últimos dois anos, para acompanhar o crescimento do mercado, a Lafarge aumentou 35% a produção da unidade, fruto de investimentos superiores a R$ 20 milhões em melhorias no processo produtivo.
A Paraíba é o segundo maior estado produtor de cimento do Nordeste, sendo que consome cerca de 38% do total fabricado. Mais de metade da produção da unidade da Lafarge em Caaporã é consumida em Pernambuco, onde a empresa mantém dois centros de distribuição, em Recife e Cabo de Santo Agostinho – também responsáveis pelo abastecimento do estado de Alagoas. Um terceiro centro de distribuição, em Natal, abastece o mercado do Rio Grande do Norte. O cimento comercializado pela empresa na região é o Campeão, marca líder em vendas em Minas Gerais, onde a empresa opera desde 1959.
Empresa no Brasil – A Lafarge está presente no Brasil desde 1959. A empresa tem cerca de 1,8 mil empregados e um parque industrial distribuído nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Paraíba e Bahia. Na atividade Cimento, são nove fábricas e estações de moagem distribuídas nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Para a produção de Concreto & Agregados, são, ao todo 47 unidades, entre fixas e móveis, e três áreas de mineração, na região Sudeste.
Secom 

Nenhum comentário:

Postar um comentário