Páginas

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

desfile em comemoração ao 50 anos de Mãe Dágua


EMACIPAÇÃO POLÍTICA
Desfile marca abertura das comemorações dos 50 anos de Mãe d’Água

A programação comemorativa alusiva aos 50 anos de emancipação política do município de Mãe d’Água foi aberta ontem, 09/12, com um desfile dos estudantes das escolas municipais Edvaldo Junior Soares, Manoel Nunes Trindade, Nabor Wanderley, Creche Carlos Frederico e Projovem do Distrito de Santa Maria Gorete, e escola Estadual de Mãe d’Água.

Durante o desfile, acompanhado da banda 26 de julho da cidade de Patos-PB, convidada especialmente para ocasião, os alunos destacaram os fatos mais importantes vividos nas décadas de 60, 70, 80, 90 e 2000. As apresentações aconteceram diante de um palanque montado defronte ao prédio da prefeitura, no Centro da cidade, onde ficaram as autoridades políticas do município, a exemplo do prefeito Péricles Viana de Oliveira Junior – Junior Tota, que esteve acompanhado da primeira dama do Município, Aurélia Lopes; o vice prefeito Augusto Márcio, acompanhado da esposa Drª Solange Maria e o primeiro prefeito do município, eleito pelo voto popular, José Fragoso – Zé Tota.

Além de Zé Tota, eleito no ano de 1962, governando até 1970, o desfile fez uma homenagem aos demais administradores do município. Cícero Simões de Azevedo (nomeado), Pedro Nunes - 1967 a 1970, Antonio Cirilo - 1970 a 1973, Antonio Nunes - 1973 a 1976, Antonio Tota - 1977 a 1983, 1977 a 2000, 2001 a 2004, Zé Ribeiro - 1983 a 1988, Basto Santana - 31/05/85 a 31/08/85, Antonio Kleber Fragoso - 1993 a 1996, e Junior Tota, 2005 a 2012. Um pelotão formado por crianças, parentes dos administradores públicos, os representaram no desfile.

De acordo com a Secretaria de Cultura e desporto do município, Rosana Leão, coordenadora do desfile, o objetivo foi relembrar os momentos mais importantes desse meio século de história. “Destacamos os fatos históricos que marcaram as últimas cinco décadas, especialmente os políticos e econômicos.” Destacou Rosana. “Cada escola ficou responsável por retratar no desfile os momentos importantes de cada década.” Completou.

Os alunos da Escola Estadual de Mãe d’Água destacou a década de 60 começando pelo dia 26 de dezembro de 1961, ano de sua emancipação. A escola relembrou ainda os tempos difíceis da Ditadura Militar e a fuga de alguns artistas, como Caetano Veloso, Elis Regina e outros, que foram exilados e só retornaram ao Brasil com o fim do regime. Lembrou a ida do homem à lua, a música, a moda e dança encenada por um grupo de estudantes.

Já a Escola Municipal Edvaldo Júnior da Rocha, retratou a década de 70. Os alunos destacaram o significado das cores da bandeira e o mapa geográfico do município. O segundo pelotão relembrou os nomes de mãedaguenses importantes que ajudaram a construir a cidade, a exemplo de José Paraguai, produtor de algodão; Dona Neguinha, professora; Seu Reguinho, presidente do Sindicato dos Agricultores; Dona Fuló, parteira e o médico Dr. Salvinao.

A década de 80 foi retratada pela Escola Municipal de Esino Fundamental, Manoel Nunes Trindade – E.M.E.F.M.N.T – que destacou 03 fatos importantes: As diretas, a criação e instalação da Paróquia de Nossa Senhora das Dores e a migração.

A Escola Nabor Wanderley, a Creche Carlos Frederico e o Projovem do Distrito de Santa Maria Gorete, destacaram os fatos marcantes da década de 90. Os alunos lembraram o impeachment do presidente Collor, a oficialização do Hino de Mãe d’Água, as cavalhadas e a oficialização do João Pedro, principal evento festivo da cidade. Um grupo de estudantes encerraram o desfile dançando quadrilha ao som de um trio de forró.

Por fim, a Pré Escola Creche Fagner Morais Monteiro, destacou como fato importante na década de 2000 a reforma na Bandeira do município. Eles também aproveitaram para fazer uma homenagem ao saudoso ex-prefeito Antonio Fragoso – Toinho Tota, pelos relevantes serviços prestados como administrador.

De acordo com o prefeito Péricles Viana de Oliveira Junior – Junior Tota, o desfile conseguiu mostrar para a população a trajetória política, cultural e econômica da cidade, desde sua emancipação até os dias atuais. “Podemos dizer que abrimos com chave de ouro a programa comemorativa dos 50 anos de nosso município.” Comemorou Tota. “As comemorações continuam até o dia 16 e está recheada de atividades culturais, esportivas e festiva.” Finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário