Páginas

sábado, 26 de maio de 2012

ENTIDADE SE ORGANIZAM EM MARCHA PELO O COMBATE A EXPLORAÇÃO SEXUAL

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Mãe d’Água, em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), igrejas católicas e evangélicas, com o apoio da Prefeitura Municipal, promoveu nesta terça feira (22) uma caminhada pelas ruas da cidade para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado no último dia 18 de maio.

De acordo com Silvia Canuto, uma das organizadoras,
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do todas as escolas públicas do município a partir de uma mobilização feita pela Secretaria Municipal de Educação. “As demais secretarias Municipais também contribuíram com essa mobilização, a exemplo da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.” Informou Silvia.

A exemplo de anos anteriores, o objetivo da caminhado foi o mesmo: chamar a atenção das pessoa para esse grave problema que ainda existe na sociedade que é o abuso sexual contra crianças e adolescentes. “A sociedade precisa se conscientizar que é preciso proteger nossas crianças e adolescentes do abuso e exploração sexual, seja por meio de intervenção em Rede, como também garantir o devido acompanhamento às vítimas e seus familiares.” Cobrou Silvia.

De acordo com o secretário de educação do município, Adalberto de Lima, as escolas estão preparadas para lidar com esse tipo de problema. “Nossos professores são orientados a ficarem atentos ao comportamento de crianças e adolescentes que possa indiciar algum tipo de abuso e acionar imediatamente os órgãos competentes, como no caso do CMDCA, e até a polícia, se necessário.” Com relação à caminhada, o secretário disse que: “o que tem sido mais significativo neste sentido é a conscientização que promovemos para que as pessoas respeitem mais as crianças e abram uma via de diálogo com os adolescentes, para que seja possível construir uma sociedade sem chaga que envergonha o nosso país.” Concluiu Lima.

Durante a caminhada as crianças carregaram faixas e cartazes com frase e mensagens com o intuito de provocar a reflexão da sociedade para o problema. A mobilização foi encerrada no Clube Municipal com apresentações culturais, dramatizações com temas relacionados e outras atividades lúdicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário