Páginas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Professor é morto a tiros na frente de casa em João Pessoa


Professor é assassinado em João Pessoa  (Foto: Walter Paparazzo/ G1)Família informou à PM que nenhum pertence da vítima
foi levado(Foto: Walter Paparazzo/ G1)
Um professor de Educação Física de 53 anos de idade foi morto a tiros na noite da segunda-feira (27) em João Pessoa. Ele estava na porta da casa onde morava no bairro da Torre conversando com amigos quando, segundo a Polícia Militar, dois homens chegaram em um carro e dispararam vários tiros contra ele.
Atingido por quatro disparos, dois nas costas, um no ombro e um na região lombar, o professor foi socorrido por parentes e levado para o Hospital Samaritano, no mesmo bairro. No entanto, não resistiu aos ferimentos e morreu.
A Polícia Militar informou que ainda não sabe o que teria provocado o crime. Os envolvidos fugiram do local sem levar nenhum objeto da vítima e ainda não foram presos.

A  Delegacia de Homícidios de João Pessoa, que está investigando o caso, confirmou a informação da PM e disse também não saber ainda a motivação do assassinato. No entanto, informou que, apesar de não ter sido levado nada do professor, não está descartada a possibilidade do assassinato ter ocorrido após uma tentativa de assalto.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Cirurgia de jovem vai parar na Justiça em Patos; mãe clama por misericórdia


Damião Lucena 

No dia em que a Igreja Católica abriu oficialmente a Campanha da Fraternidade, que este ano traz como tema a Saúde, uma mãe de família residente na cidade de Patos trouxe à tona a indagação: - Vão deixar meu filho morrer? Dulcineia César Oliveira Torres, fez referências a André Luiz, 19 anos, casado, pai de um filho, que vem lutando há quase seis meses por uma cirurgia. Trata-se de uma neuropatia do nervo occipital menor, o que provoca constantes e insuportáveis dores de cabeça, inclusive com risco de morte.
Os primeiros sintomas surgiram há três anos e, o diagnóstico conclusivo, só ocorreu em setembro do ano passado, quando o paciente foi atendido por um médico no Recife. Neste período ele deu entrada no Hospital Regional de Patos dezenas de vezes, foi avaliado por 12 neurocirurgiões na Paraíba, submetido a inúmeros exames, com o uso sequenciado de sedativos, inclusive morfina e, por recomendação médica, teve que deixar o trabalho de vigilante em uma escola pública, além de abandonar os estudos após concluir o segundo ano médio. Hoje vive deitado, se contorcendo em dores e chegando a ventilar a possibilidade de tirar a própria vida.
Como a família não tem condição financeira e o SUS não cobre os custos, inicialmente orçados em R$ 18.847,00 (dezoito mil, oitocentos e quarenta e sete reais), vários segmentos da sociedade se mobilizaram para pressionar os poderes públicos, inclusive os clubes de serviços e a imprensa, ecoando no Ministério Público, com a promotora Edivani Saraiva determinando que o Estado, através da Secretaria da Saúde, com prazo de cinco dias, assumisse o ônus da intervenção cirúrgica que não pode ser feita no Estado da Paraíba à falta de especialista, o que não foi cumprindo, originando um Mandado de Segurança que até hoje não surtiu efeito, uma vez que a juíza teve o entendimento de que somente o Tribunal de Justiça teria competência no caso.
Dulcineia chegou a buscar explicações no TJ, localizando o processo que ainda estaria para ser distribuído, sem qualquer prioridade, mesmo em se tratando de um caso de urgência urgentíssima. Outro agravante é que o hospital do Recife, onde a cirurgia deverá ser feita, já deixou claro que não aceita empenho do Estado da Paraíba.
Instada a falar sobre o sentimento da família diante da situação vivida Dulcineia foi taxativa: "Impotência ao ver um filho com 20 anos de idade, com uma criança pequena, sem a menor condição de sobrevivência, de pés e mãos atados. O que falta na Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba é agilidade e humanidade", assinala.

Escolas municipais de Patos vão implantar grupo de profissional Cuidador em Salas Multifuncionais


A secretária-adjunta de educação de Patos, Rita de Cássia, esteve reunida recentemente, na Sala Paula Freire da Secretaria da Educação, com professores das Salas Multifuncionais das escolas da rede municipal de ensino, para tratar da implantação do novo grupo de profissionais, baseado na Lei nº 6.966/2006, que criou a profissão de Cuidador.

De acordo com o Art. 2º que criou a lei, a profissão de Cuidador caracteriza-se pelo serviço domiciliar, extra-institucional de saúde, prestado a pessoas cuja saúde debilitada, idade avançada ou limitação temporária ou crônica as impeçam de realizar, sem ajuda, tarefas básicas da vida cotidiana como locomoção, alimentação ou higiene, visando à melhoria do seu quadro geral físico e a sua inserção no convívio familiar e social.

“É mais um avanço no município de Patos, além das Salas Multifuncionais, com esse outro profissional que vai ser um extensivo na escola para cuidar daqueles alunos que apresentam necessidades especiais, motoras, físicas e outros tipos de deficiência. Nós temos, hoje, seis salas multifuncionais no município funcionando ativamente e dez mães cuidadoras, que é uma grande conquista pra esses alunos que apresentam necessidades especiais”, comentou Rita de Cássia.

As Salas Multifuncionais é um espaço para Atendimento Educacional Especializado (AEE) sendo uma ação do sistema de ensino no sentido de oferecer o suporte às necessidades educacionais dos alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento e desenvolvendo competências e habilidades próprias.

O papel do AEE é de oferecer o que não é próprio do currículo escolar, propondo objetivos, metas e procedimentos educacionais específicos e suas ações são definidas conforme o tipo de deficiência, numa perspectiva de complementar e/ou suplementar suas necessidades educacionais.

Os professores destas salas atuam de forma colaborativa com o professor da classe comum para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso ao aluno com deficiência ao currículo e a sua interação no grupo, entre outras ações para promover a inclusão deste aluno.

 

carnaval de santa maria gorete 2012

...Muita alegria!
A Prefeitura Municipal de Mãe d’Água – PMMD - abriu oficialmente neste domingo (19.02) o carnaval molhado 2012. A festa de momo começou pelo Distrito de Santa Maria Gorete, distante 5KM da sede, e reuniu centenas de pessoas.

Para animar os foliões, o prefeito do município, Péricles Viana de Oliveira Junior – Júnior Tota – montou um palco na Rua José Romano, e contratou duas atrações: Pagoboys e Samba da Resenha, que também deverá animar a festa nesta terça feira dia 21.02, defronte ao Clube Municipal, na sede do município, com horário previsto para o in´cio da festa, a partir das 15h:00h.

Em Santa Maria Gorete os foliões brincaram debaixo de água, tanto do carro pipa, quanto da chuva que caiu nesta tarde. “Graças a Deus, além de refrescar nossos foliões, as chuvas trouxeram esperanças de um inverno promissor para o campo e também para a cidade.” Destacou o prefeito Tota. O município vem enfrentado dificuldades para abastecer a população. “O abastecimento de nossa cidade é feito pela prefeitura a partir de poços artesianos construídos e mantidos pela administração. Nos últimos dias os níveis baixaram e comprometeram esse abastecimento. Para garantir água de qualidade aos moradores, nós reforçamos o abastecimento com carros pipas custeados pelo município, mas se as chuvas continuarem, isso não será mais necessário.” Explicou Tota.

O casal Rivaldo e Iram, organizadores da festa no distrito de Santa Maria Gorete, comemoraram a participação do público local e da região. “Veio gente de todo canto. De Patos, Teixeira, São José do Bonfim e de outras cidades que procuraram a nossa festa, pelas atrações, mas principalmente pela tranqulidade que é marca maior do nosso evento.” Comemorou Iram Silva.

Durante a divulgação da programação do carnaval 2012 de Mãe d’Água, o prefeito Junior tota disse que “Embora não seja o evento festivo mais importante da cidade, nós não poderíamos deixar de realizar também essa festa que ao longo dos últimos anos ficou conhecida como carnaval molhado e que já virou tradição.”

Para esta terça feira em Mãe d’Água, os organizadores esperam outro recorde de público.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Prefeito de Mãe D’água recebe Nota 10 pelo TCE

Se houvesse um pelotão de elite no quesito aprovação de contas, apenas três paraibanos tirariam nota 10. Em 2011, das 271 contas de prefeitos paraibanos analisadas pelo Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), apenas três foram aprovadas com louvor. São eles Rubens ‘Buba’ Germano (Picuí - PSDB), Péricles Viana de Oliveira (Mãe D’Água - PP) e João Madruga (Mataraca - PMDB). Eles afirmam que a receita é simples, porém ‘esquecida’ por muitos chefes do executivo municipal: zelo com o dinheiro público, transparência na administração, corpo técnico qualificado, e, acima de tudo, o cumprimento do que a lei determina.
“A gente fica muito satisfeito por ter as contas aprovadas com louvor pelo Tribunal de Contas”, disse o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) e prefeito de Picuí, Buba Germano, que está no segundo mandato. O gestor acredita que recebeu o mérito, porque “muitas vezes eu invisto em determinadas áreas mais do que a lei me obriga”.
Também com dois mandatos no currículo, o prefeito do município de Mãe D’Água, Péricles Viana de Oliveira (PP), disse que não há segredo para ter as contas aprovadas com louvor e para isto basta seguir as determinações da lei. Segundo ele, o gestor que trabalhar desta forma não terá problemas com suas contas. “Muitas vezes nós vamos, além disso, e investimos mais que o limite mínimo exigido em educação e saúde”, destacou o gestor.
Mais experiente e com 11 anos de mandatos, para o prefeito de Mataraca, João Madruga (PMDB), o louvor atribuído a prestação das contas do município foi devido observância da lei no que diz respeito à aplicação de recursos nas áreas de educação, saúde, além do correto recolhimento previdenciário. “Eu acredito que alcançamos este resultado devido ao trabalho que estamos executando na cidade e porque sempre cumprirmos as nossas obrigações”, explicou o peemedebista. No entanto, João Madruga, afirmou que este é um procedimento normal que todo gestor público tem que seguir.
Para o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Fernando Cartão, o baixo índice de aprovação de contas com louvor é devido à inversão de valores que assola o País. Segundo ele, os patrões éticos vividos na atualidade apontam que o que deveria ser regra é considerado exceção na administração pública.
De acordo com Catão, os gestores têm a obrigação de tratar com zelo as verbas públicas que lhe foram confiadas durante toda uma gestão. Mas, segundo ele, o que se vê são atos corriqueiros de desvios dos recursos destinados, muitas vezes, para investimentos na educação e saúde da população. Com isto, a reprovação da prestação de contas, aplicação de multa e imputação de débitos a inúmeros prefeitos paraibanos já não são mais motivos de espanto, diante da frequência das ocorrências.
Para se ter uma ideia no último ano, 87 prefeitos tiveram as contas reprovadas e o TCE ainda imputou R$ 13, 7 milhões em débitos e mais R$ 812 mil em multas a estes gestores.

Patosonline com Mislene Santos do Jornal Correio

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Caminhão arrasta fios e derruba postes no Centro de João Pessoa


Acidente aconteceu na manhã de sexta-feira (17) e deixou área sem energia.
Dois postes foram derrubados, segundo a concessionária de energia.

Do G1 PB
2 comentários
Carreta arrasta fios e derruba postes em João Pessoa  (Foto: Walter Paparazzo/ G1)Carreta arrasta fios e derruba postes em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/ G1)
Na manhã desta sexta-feira (17), uma carreta arrastou parte da fiação elétrica na Avenida Getúlio Vargas, no Centro de João Pessoa. De acordo com o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), o acidente aconteceu em função da altura do veículo. Depois que os fios foram puxados, dois postes caíram e a área ficou sem energia elétrica.
G1 entrou em contato com a Energisa, concessionária de energia local, para saber se o fornecimento já tinha sido restabelecido.  A assessoria de imprensa da empresa informou que o serviço deve ser normalizado por volta das 9h30 (horário local).

Agricultor acusado de estupro em Olho D’água é solto por falta de provas

Agricultor acusado de estupro em Olho D’água é solto por falta de provas
O delegado José Pereira ouviu na manhã desta quinta-feira, 16, o depoimento do agricultor José Augusto da Silva Neto, de 39 anos, e depois liberou o homem, que é acusado pela mãe de uma menina de cinco anos de abuso sexual contra a criança, que é sobrinha da esposa dele.

O suposto crime ocorreu na noite dessa quarta-feira na própria residência do acusado, localizada no conjunto Lúcia Braga, em Olho D’água, onde a criança se encontrava. A mãe da menina, que reside no mesmo setor, procurou o Conselho Tutelar local e a Polícia Militar para denunciar o agricultor pela suposta violência sexual contra sua filha, embora não tenha presenciado o fato.

O acusado foi preso pela PM momentos depois e trazido para a delegacia de Piancó, mas passou a noite em uma cela da Polícia Civil de Itaporanga, já que a nova delegacia piancoense ainda não tem cela. No entanto, depois de ouvir o homem e uma pessoa que se encontra na residência, inteirando-se do fato, o delegado constatou que não havia caracterização de flagrante em função da falta de testemunha ocular do suposto abuso.

“Foi a própria criança que contou à mãe que o homem teria tocado seus órgãos genitais quando estava com ele em uma rede, mas a menina já havia contado outra versão diferente, segundo a pessoa que foi ouvida, e, na dúvida, não houve como mandar o homem para a cadeia, porque é melhor um acusado solto do que um inocente preso”, comentou o delegado José Pereira
.

O que também motivou o delegado a não lavrar o flagrante é que o acusado nunca se envolveu em crime sexual, tem residência fixa e bons antecedentes. Depois de ser ouvido e negar o delito, o agricultor, que é casado, foi solto, mas um inquérito será aberto para apurar o caso, e, se constatado o crime, ele poderá ser indiciado por estupro de vulnerável, cuja pena é de oito a 15 anos de reclusão.

Patosonline com Folha do Vali

Cacimba de Areia: município é obrigado a pagar professores até o quinto dia útil


O Prefeito de Cacimba de Areia, Betinho Campos, terá que pagar os salários dos professores até o dia 5 de cada mês, conforme decisão do Tribunal de Justiça da Paraíba a partir deste mês de fevereiro de 2012, sob pena de prisão.
O SINFEMP entrou com Mandado de Segurança com pedido de liminar para que o prefeito do município de Cacimba de Areia procedesse ao pagamento dos professores até o quinto dia útil do mês seguinte ao laborado. Liminarmente o município fora obrigado a proceder com o respectivo pagamento APENAS AOS PROFESSORES FILIADOS AO SINDICATO sob pena de ter bloqueado o FPM.
Desta decisão o município agravou para o Tribunal de Justiça, onde foi retirada apenas a parte que se refere ao bloqueio do FPM, ou seja, o município continuou sendo obrigado a proceder com o pagamento em dia dos professores filiados ao sindicato.
Agora saiu a decisão de mérito do Mandado de Segurança, confirmando a liminar anteriormente concedida com as modificações produzidas pelo agravo, ou seja, pagamento dos professores filiados ao sindicato até o quinto dia útil do mês seguinte ao laborado, sem o bloqueio do FPM, sob pena do prefeito do município de Cacimba de Areia responder por crime de desobediência.
Para o assessores jurídicos do SINFEMP, Dr. Damião Guimarães e Dr. Alexandre Oliveira, foi mais uma vitória do sindicato e especialmente para a categoria, que tem presenciado no dia-a-dia o dinheiro chegando e os salários sendo atrasados mensalmente.
O presidente do SINFEMP, José Gonçalves, afirmou que prefeito que não gosta de pagar aos servidores a única alternativa é a justiça. “Quando o poder judiciário tem esse entendimento de obrigar o gestor a cumprir o que determina a lei, é louvável, mas infelizmente ainda tem alguns juízes que não tem esse entendimento e os prefeitos agem da maneira que lhes convier, atrasando salários, perseguindo servidores e assim por diante.” Disse o mesmo.
A decisão é válida APENAS para os professores que são filiados ao sindicato, pois a entidade não pode representar aqueles profissionais que ainda não se sindicalizarem.
Sinfemp

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Motorista perde o controle e caminhão capota em trecho da BR-101, na PB


Motorista perdeu o controle do veículo nas imediações do Rio Gramame.
PRF não informou se houve feridos no acidente.

Do G1 PB
2 comentários
Caminhão capota em trecho paraibano da BR-101 (Foto: Walter Paparazzo/G1 PB)Um caminhão capotou em trecho paraibano da BR-101 na tarde desta terça-feira (14), nas proximidades de uma fábrica de papel. O motorista perdeu o controle do veículo nas imediações do Rio Gramame e acabou ficando preso nas ferragens por quase uma hora, depois foi levado pelo Samu ao Hospital de Emergência e Trauma. (Foto: Walter Paparazzo/G1 PB)

Mãe denuncia que filho passa 12 dias no Hospital para ser cirurgiado e médico diz que tem nojo dele


hospital
A dona de casa Francisca Tavares, moradora da cidade de Cajazeiras denunciou nesta terça-feira (14), que seu filho ficou internado por 12 dias no Hospital Regional de Cajazeiras, recebeu anestesia, mas não foi cirurgiado. O jovem teve uma fratura no fêmur, que precisa passar por cirurgia.
A mãe informou que procurou o médico identificado por André, para realizar a cirurgia do garoto e como resposta, o profissional havia dito que estava com nojo do paciente. “Ele disse que estava com nojo da cara do meu e filho e que ia transferi-lo para Campina Grande”
A senhora informou que tentou falar com a diretora, a pediatra Emanuelle Cariri, mas a mesma só vive viajando.
O pai do garoto, o senhor João Benício de Lavô, criticou a diretora do hospital e disparou: “Ela não vai nem lá, só vai buscar o dinheiro no final do mês. Passei 19 dias no hospital nunca vi essa mulher”.
Já a senhora Maria Caiçara afirmou que ficou muito surpresa com todas as denúncias, pois, Emanuelle quando presta entrevistas fala que está tudo bem no HRC. “Está na hora de alguém tomar providências com essa mulher”. Desabafou Maria.
Mais uma denúncia
O popular identificado Júnior, morador da cidade de São José de Piranhas, também denunciou o HRC. Ele disse que sua esposa foi internada por volta das 03:00 da madruga desta terça e às 13:00 horas ela já estava perdendo sangue e não havia sido cirurgiada por falta de anestesista na maternidade do Hospital Regional de Cajazeiras (HRC).

O outro lado
Emanuelle rebateu as críticas da população e afirmou que não está faltando anestesista na principal Casa de Saúde da região. Ela confirmou que a mulher grávida estava perdendo sangue, mas adiantou que era normal.

“As cesarianas sem risco são programadas para as 14:00 horas, para juntar todas em um horário só”. Declarou
Quanto a cirurgia do jovem, a diretora esclareceu que o filho de dona Francisca e do senhor Benício vai precisar de uma prótese que não tem no HRC, podendo demorar até 20 dias para chegar.
Ela disse ainda, que os pais não registraram a reclamação na Ouvidoria e sem esse registro não haverá solução. “Ao invés das pessoas me procurarem, procurem a Ouvidoria. Frisou a diretora.

Diário do Sertão 

Ricardo Coutinho diz que adversários vão levar cassetada de novo


O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), voltou a engrossar o discurso para defender o nome da candidata do PSB, Estelizabel Bezerra, na disputa pela Prefeitura de João Pessoa nesta terça-feira (14) e cuidou de deixar claro que o 'coletivo' tem feito a tarefa de casa.

Segundo o socialista, a população está consciente dos avanços alcançados pelo projeto político do PSB na Capital e agora no Estado da Paraíba e isso vai fazer com que a população escolha o nome de Estelizabel Bezerra (PSB) para ser a prefeita de João Pessoa.

O líder socialista avisou ainda que a gestão gerida pelo seu partido tem feito o trabalho de maneira bem feita e que a população não vai querer voltar ao retrocesso. Com um discurso direcionado a oposição, mais precisamente a ala cicerista na Capital, da qual o Governo do PSB foi sucessor, Ricardo não poupou criticas e até mesmo ameaças. “Os que forem contra a continuidade do projeto vão levar 'cassetada de novo'”, avisou.


PB Agora  

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Leitor mostra possível foco de dengue no litoral de São Paulo


Arlindo Pinheiro Sousa FilhoInternauta, Praia Grande, SP
Comente agora

O internauta Arlindo Pinheiro Sousa Filho passava as festas de fim de ano em Praia Grande, São Paulo, quando flagrou uma piscina desativada cheia de água suja, um possível foco de dengue que preocupa moradores e turistas.
“A piscina fica na parte superior de um prédio e está desativada. No mesmo imóvel, na parte inferior, funcionam diversos comércios, mas não sabemos quem seria o responsável pela piscina. O prédio fica no bairro Aviação”, relata o internauta, que fotografou a piscina em 31 de dezembro de 2011.
Nota da redação: de acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde de Praia Grande (Sesap), a piscina pertence a um antigo clube, que funcionava na esquina da Rua Caribas com a Rua Pedro Álvares Cabral.
A Divisão de Controle de Zoonoses, ainda segundo a Sesap, tem realizado ações no local, com monitoramento e despejo de peixes que se alimentam de larvas de mosquito. A Secretaria de Saúde afirma que não há motivos para preocupação, já que a piscina, ainda que contenha água parada, está repleta de larvófagos, o que impede que o local se transforme em um criadouro dos insetos e represente uma ameaça à comunidade vizinha.
Piscina abandonada está sendo monitorada para evitar dengue, diz Secretaria de Saúde  (Foto: Arlindo Pinheiro Sousa Filho/VC no G1)Piscina abandonada está sendo monitorada para evitar dengue, diz Secretaria de Saúde (Foto: Arlindo Pinheiro Sousa Filho/VC no G1)

Mãe e irmão de Eloá vão depor como testemunhas de defesa


Do G1 SP
43 comentários
A mãe de Eloá Cristina Pimentel, Ana Cristina Pimentel, e o irmão mais novo da jovem de 15 anos morta em 2008 irão depor como testemunhas de defesa no julgamento de Lindemberg Alves, que começou na manhã desta segunda-feira (13) no Fórum da cidade de Santo André, no ABC.
Eles substituem duas testemunhas convocadas pela advogada do acusado e que não apareceram no júri – no total, quatro dos convocados faltaram.
A pedido da advogada Ana Lúcia Assad, a mãe de Eloá substitui uma jornalista e o irmão entra no lugar do perito Nelson Gonçalves, que fez os laudos do caso pelo Instituto de Criminalística (IC). O pedido para a mãe da jovem ser testemunha seria uma estratégia da defesa para tirá-la do plenário e evitar manifestações de emoção que poderiam influenciar a decisão dos sete jurados – seis homens e uma mulher.
O julgamento foi interrompido por volta das 13h para almoço e será retomado por volta das 14h ainda com exibição de vídeos com imagens do dia do fim do sequestro.
Nayara (Foto: Nelson Antoine/FotoArena/AE)Nayara, amiga de Eloá que foi baleada durante
sequestro (Foto: Nelson Antoine/FotoArena/AE)
Início do júri
O julgamento de Lindemberg Alves Fernandes começou por volta 10h50 desta segunda-feira. O júri presidido pela juíza Milena Dias ocorre mais de três anos após um dos sequestros mais longos do país - cerca de 100 horas - acompanhado ao vivo pela TV, que terminou com a morte da estudante, com 15 anos à época.
O réu chegou algemado, mas ficou definido que ele não usará algemas durante o julgamento.
Pouco depois do início do julgamento, a defesa passou um vídeo com imagens da ação policial ocorrida nos dias do sequestro. Em seguida, deve começar o depoimento das testemunhas de acusação. A primeira a ser ouvida, segundo a previsão inicial, será Nayara Rodrigues da Silva, amiga de Eloá que também foi feita refém e acabou baleada no rosto durante o desfecho do sequestro.
Relembre o caso
Conforme denúncia do Ministério Público, movido por ciúmes de Eloá porque a ex não queria mais reatar o romance de três anos, o então auxiliar de produção Lindemberg, com 22 anos na época, invadiu armado o apartamento em que a estudante morava com os pais em Santo André no dia 13 de outubro de 2008.
Lá, Lindemberg manteve Eloá e outros três colegas de escola dela como reféns - Nayara, Iago e Victor Campos. Depois, os dois meninos foram libertados.
Após cem horas de cárcere privado, a polícia invadiu o apartamento. Durante a confusão, Lindemberg atirou na cabeça de Eloá e na de Nayara. Eloá foi atingida por dois disparos e teve morte cerebral no dia 18 de outubro. Alguns dos órgãos de Eloá foram doados. Nayara foi baleada no rosto, mas sobreviveu.
Doze crimes
Lindemberg responde por 12 crimes. Além da morte de Eloá, são duas tentativas de homicídio (contra Nayara e o sargento Atos Antonio Valeriano, que escapou do tiro); cárcere privado (de Eloá, Victor, Iago e duas vezes de Nayara) e disparo de arma de fogo (foram quatro).
Segundo o Ministério Público, se Lindemberg for condenado por todos os crimes atribuídos a ele, a pena mínima poderá ser de 50 anos e a máxima de 100 anos de reclusão. Pela legislação do país, no entanto, ninguém pode ficar preso a mais de 30 anos.
O julgamento de Lindemberg deve durar três dias, segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).
Arte: Julgamento Caso Eloá (Foto: Arte G1)